As mudanças no design de interiores pós COVID-19

À medida que passamos um ano inteiro de pandemia e nos isolamos em nossas casas, tornamo-nos cada vez mais conscientes de que diversas mudanças no design de interiores pós COVID-19 são necessárias e já estão acontecendo.

Aspectos como o conforto, a organização, a funcionalidade e a praticidade dos lares foram percebidas como elementos tão importantes quanto a estética.

Atualmente, conseguimos perceber como nossos espaços interiores afetam nosso humor, nossa capacidade de trabalhar e nosso conforto físico. Com a atual crise do vírus Corona tornou-se necessário repensar a função de cada ambiente.

 

As mudanças no design de interiores pós COVID-19

 

Afinal, quais as principais mudanças no design de interiores pós COVID-19?

Arquitetos e designers de interiores devem considerar os novos hábitos que surgiram pós COVID-19

 

Design de interiores

Antes de iniciar um projeto é importante entender as funções e atividades de todos os integrantes da residência.

 

Dentre as principais mudanças no design de interiores pós COVID-19 está a criação de espaços versáteis. Tais espaços possibilitam atender várias pessoas em diversas horas do dia e para diferentes atividades.

 

A tendência que veio para ficar é a decoração clean e minimalista, pois transmitem uma sensação de tranquilidade.

 

 

Há um mito de que a decoração minimalista e os interiores coloridos são inimigos, mas muitos designers de interiores defendem a ideia de que esses dois mundos podem coexistir de maneira harmônica.

 

O mesmo acontece com as formas curvas, pois a maioria dos objetos naturais tem formas instáveis, então os designs “orgânicos” tendem a ser mais agradáveis ??à vista do que os retilíneos rígidos.

 

Decoração com tons pastéis

 

As mudanças no design dos espaços públicos pós COVID-19

Os espaços de lazer em prédios comerciais e de uso público ou condomínios de apartamentos serão projetados para permitir que os grupos se separem uns dos outros. Paginações de pisos e diferentes tipos de revestimentos e níveis podem ajudar a ‘separar’ os ambientes.

Os espaços internos apresentarão soluções criativas e confortáveis de distanciamento social, sem transmitir a ideia de barreira inacessível. Bem como os produtos à venda, que estarão mais distantes para que as pessoas não precisem se aglomerar para ver algo.

 

Home offices

Inquestionavelmente, é fundamental planejar um home office, o qual se tornou a nova realidade de 2020.

Como resultado, a decoração deverá ser estimulante e confortável, e, as vezes até com um toque lúdico, afim de tornar o espaço mais produtivo e agradável.

Lavabos anexos à entrada da casa

Sem dúvida, os lavabos anexos à entrada da casa, que até então eram ambientes muitas vezes considerados de luxo e dispensáveis se tornaram um espaço obrigatório pós COVID-19.

Hoje, os lavabos vêm como uma medida de proteção contra toda a sujeira e contaminação trazida das ruas para dentro das casas. Por isso, a importância de ser um ambiente localizado na entrada da residência.

 

Espaços ‘Home fitness’

Home fitness

 

Além do trabalho, os exercícios físicos também passaram a ser praticados dentro de casa por conta do risco de contágio nas academias.

Para cada atividade desportiva há aparelhos com tecnologia de ponta e inclusive, multifuncionais. Os revestimentos também deverão ser apropriados para cada atividade.

 

Tendências de cores pós COVID-19

A pandemia, compreensivelmente, gerou um sentimento de tristeza e ansiedade entre as pessoas. Por isso, apostamos em cores que transmitam tranquilidade e conforto.

O mundo de cores normalmente não está entre os extremos de preto e branco. Portanto, o uso de tons médios é geralmente mais confortável e menos cansativo para os olhos.

Sem dúvida essas cores ganharão popularidade, pois promovem paz interna em uma época em que o bem-estar físico e mental são essenciais.

 

Banheiros com características de SPA

Sala de banho

 

Outra mudança no design de interiores pós COVID-19 que já está se tornando tendência são os banheiros.

Também podemos chamar de salas de banho, que na verdade parecem um verdadeiro SPA dentro de casa e vêm conquistando o design de interiores.

Esses ambientes proporcionam sensação de conforto e relaxamento, com iluminação indireta e aconchegante, aromatizadores, materiais naturais e plantas.

 

Espaços de convívio social e espaços ao ar livre pós COVID-19

Com toda a certeza, serão espaços muitos valorizados na nova residência por serem espaços de convívio familiar, priorizando o lazer e diversão e cuidando da segurança pessoal.

Dessa forma, a decoração desses espaços deverá estar alinhada com o interior da casa e integrá-las, na medida do possível com a natureza.

Em conclusão, a mudança de comportamento provocada pela pandemia de Covid-19 foi radical. No entanto, mesmo pós pandemia acreditamos que essas mudanças vieram para ficar e mudar o design de interiores.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp