Como melhorar a acústica dos ambientes

Como melhorar a acústica dos ambientes

Os ruídos impactam a nossa rotina de maneira fundamental, e podem impactar inclusive na saúde física e mental das pessoas. Muitas vezes não conseguimos nos isolar e nem mesmo controlar os ruídos que vêm da nossa vizinhança, como por exemplo: sons de carros, motos, caminhões, obras, músicas, telefones, latidos de cachorros, etc. Assim sendo, devemos melhorar ao máximo a acústica dos ambientes.

 

São Paulo

 

Atualmente, os materiais construtivos mais usados são pouco eficazes no isolamento acústico. Paredes feitas com tijolos cerâmicos ou blocos de concreto, lajes e vidros não vedam o som. Aliás, não existe nenhum material capaz de isolar totalmente os sons.

Partindo de uma construção nova, conseguimos lançar mão de alguns itens para isolar os ruídos, tais como: paredes duplas, mantas isolantes nas paredes e lajes, vidros acústicos e pisos resilientes.

Por outro lado, para construções existentes podemos usar materiais que absorvem o som e evitar aqueles que causem a reverberação (ondas sonoras refletidas de maneira reiterativa – eco).

Em síntese, a boa notícia é que nem toda intervenção para melhorar a acústica dos ambientes precisa ser drástica. Podemos fazer milagres com pequenas mudanças.

Primeiramente, devemos fazer um estudo do local para saber de onde vem o ruído. Para cada fonte de ruído existem soluções adequadas.

 

Melhorar a acústica para ruídos que vem da rua

Uma ótima solução é substituir janelas comuns pelas janelas acústicas. Elas possuem vidros duplos e um sistema de fechamento quase hermético que veda quase totalmente o som. No entanto, essa solução exige uma pequena obra e custo elevado.

 

Perfil de uma janela acústica

 

Melhorar a acústica para ruídos que vêm dos vizinhos

Assim sendo, para o caso de um edifício de apartamentos que possuem paredes comuns existem os painéis acústicos. O painel deve ser instalado junto à parede como um todo, adicionando uma manta isolante, (que pode ser de lã, de PET ou de rocha). Esses painéis podem ser em drywall, madeira, PVC, etc.

Em suma , a desvantagem dessa solução é que esse isolamento acaba consumindo de 5 a 10 centímetros do ambiente.

 

Melhorar a acústica para ruídos que vêm dos vizinhos de cima ou isolamento para baixo

Igualmente, seguindo os mesmos princípios de instalação dos painéis juntos às paredes podem ser feitos forros com um pequeno afastamento da laje. Para o piso é necessário manta emborrachada que absorve  som e impactos.

 

Uso de materiais decorativos que absorvem o som

O uso de carpetes é uma solução prática para diversos ambientes. Além de absorverem ruídos de impacto, eles são capazes de controlar a reverberação e ainda trazem conforto aos ambientes.

Assim como os carpetes, podemos fazer uso de cortinas de tecidos, estofados e tapetes.

 

Aparelhos eletrodomésticos

Aparelhos eletrodomésticos como micro-ondas, máquinas de café, condicionadores de ar e refrigeradores podem ser fontes de ruído extremamente desagradáveis. Hoje, existem várias marcas no mercado que apresentam selo A do INMETRO ou níveis de potência sonora menores que 78 dB(A). Sempre que possível dê preferência por aqueles que possuem essa informação.

Tão importante quanto a escolha desses equipamentos é escolher a posição dos mesmos. Aparelhos ruidosos devem permanecer mais distantes ou até mesmo isolados, se possível.

 

 Barreiras acústicas

Da mesma forma, existem barreiras acústicas que funcionam bem como isolantes dos ruídos. Podemos citar como exemplo os biombos posicionados adequadamente dentro de um escritório de telemarketing. Além de isolantes acústicos servem de elementos decorativos e barreiras visuais para que as pessoas não percam sua concentração no trabalho.

 

Biombos

 

Para espaços externos também podemos optar por alguns isolantes, como a cerca viva. Afinal, as vegetações também são capazes de absorver os ruídos da vizinhança.

 

Cerca viva

 

Para cada caso, é importante contratar um profissional competente e estudar anteriormente as implicações de cada possível solução.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp