Espaços multifuncionais

A falta de espaços nos centros urbanos e o alto custo do metro quadrado construído fizeram com que, naturalmente, os arquitetos e engenheiros criassem uma solução inovadora para esses problemas: os projetos multifuncionais.

A demanda por espaços multifuncionais vem crescendo a cada dia, pois eles conseguem abrigar mais pessoas e diferentes funções em áreas menores.

espaços multifuncionaisA mobília dos espaços multifuncionais

A mobília muitas vezes também é projetada pensando em várias utilidades e assim, dependendo o horário e a função dos ocupantes os espaços se transformam e se adaptam incrivelmente ao uso do momento.

A criação e a harmonia destes espaços se tornam possíveis com móveis dinâmicos e de fáceis movimentações, como por exemplo: uso de rodinhas no mobiliário, mesas e tampos que aumentam e diminuem de tamanho, corrediças para painéis e TVs, armários que se abrem e/ou rotacionam, etc.

Esses sistemas podem ser automatizados ou não.

Desse modo, os espaços multifuncionais podem ser projetados dentro de uma residência, de um comércio, de uma indústria e até mesmo um edifício de grande porte.

O projeto de decoração

Para se conseguir um ambiente perfeito é preciso manifestar uma ideia precisa ao arquiteto. Dessa forma, ele ordenará suas ideias para que elas se tornem executáveis.

Primeiramente, arquitetos e designers, devem trabalhar com todas as funções e usos dos espaços. Após esse levantamento devem atentar-se às emoções e sensações de nossos clientes, levando em consideração:

  • as necessidades diárias e sociais de cada um e da família;
  • os gostos e o estilo de cada membro que utilizará o espaço;
  • os recursos dos clientes e do ambiente;
  • utilizar proporções adequadas de medidas, áreas e espaços;
  • fazer com que as formas, texturas, cores e iluminação do ambiente conversem entre si;
  • os múltiplos usos a que se destinam;
  • a funcionalidade dos múltiplos usos no espaço.

Em conclusão, o projeto dependerá da necessidade e da capacidade inventiva do projetista de multiplicação dos espaços e usos.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp