Se você trabalha com modelagens de interiores, sabe o quanto é importante prezar pela qualidade da iluminação no projeto e as luzes IES garantem a simulação virtual mais fiel possível ao mundo físico.
Luz IES é a sigla para Illumination Engeneering Society ou Sociedade de Engenharia de Iluminação, em português.
IES são mais utilizadas para Spots eBalizadores. Na verdade, são valores reais de luz fornecidas pelos fabricantes de lâmpadas. Eles criam estes arquivos para divulgar como sua lâmpada se comportará no ambiente virtual da mesma forma como se comportará num ambiente físico. Ou seja, você pode conseguir resultados bonitos e realistas além de poder visualizar previamente qual luz você colocará em sua cena.
Veja como é simples configurar as luzesno sketchup:
1º Passo – Clique no ícone de Luz IES;
2º Passo – Clique no lugar onde você desejacolocar a iluminação;

3º Passo – Clique com o
botão direito sobre a luz selecionada;
4º Passo – Vá em V-Ray for Sketchup > Edit Light
5º Passo – Edit Light, abrirá a janela de Configuração da Luz – V-Ray
Light Editor

Configurar apenas 3 itens:
Cor – Intensidade (acima dos 10.000 para aparecer bem o facho de luz) e Inserir o Arquivo IES que você baixou.

6º Passo – Selecione a Ferramenta Scale para ajustar o tamanho do cone de luz e a ferramenta Move para posicioná-la na cena.

A configuração está pronta!
OBS: Luzes IES são compatíveis com quase todos os motores de renderização: Vray, Corona Render, Revit (mental ray e vray), Kerkythea, etc…
Nota importante:
– Iluminação IES – mais utilizada para Spots e Balizadores
– Iluminação Retângulo de Luz – Para Fita de LEDe Forro de Gesso
– Iluminação Spot Light – Geral
– Iluminação Omni – Para Abajures
– Material Emissive – Para iluminação com desenho diferenciado
– Iluminação 2Side – Para Passar a luz através de materiais