Luz na arquitetura

“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes reunidos sob a luz.” Le corbusier

Luz natural

luz na arquitetura

A luz natural sempre desempenhou um papel importantíssimo na história da Arquitetura. É, sem dúvida, o elemento com maior influência na atmosfera do espaço.

A dimensão e a proporção definem-se com a luz.

Uma iluminação, seja natural ou artificial, transforma um ambiente. Visto que dá contraste aos objetos e destaca as texturas, proporciona volumes, enfatiza as cores e dramatiza os cenários.

Enquanto a arquitetura dispõe de elementos do espaço para captar, refletir, diluir, bem como, emitir a luz.

Quando o arquiteto descobre a luz, torna-se verdadeiramente um ARQUITETO.

Então inicia-se um jogo de claros e escuros, aberturas e fechamentos, opacidades e transparências, pois o resultado da arquitetura depende dela, uma vez que esta interage em múltiplas relações e elementos que definem aspectos específicos do objeto construído.

“A Luz, juntamente com a sua antítese direta – a sombra – é a chave mestra da impressão estética, mas também da sua utilidade, porque sem ela não podia ter uso! Sem ela o arquiteto não imaginava…” Victor Neves

A luz é completada pela sombra, pois são dois opostos que se interligam e que não existiriam um sem o outro.

Um bom projeto de arquitetura se molda à quantidade de luzes, às condições locais e climáticas.

Os edifícios refletem ideias, valores e prioridades de uma sociedade, proporcionando um desafio ou um contraste que permite um conhecimento profundo tanto da natureza, como da cultura.

Projeto Luminotécnico

Primeiramente, um Projeto de iluminação do ambiente e deve combinar economia e ecoeficiência com o aspecto decorativo da iluminação.  Por conseguinte, deverá criar um clima propício à cada atividade, dar amplitude aos espaços, destacar elementos de decoração, tornar ambientes mais agradáveis e economizar energia.

O Projeto deverá possuir iluminação direta e difusa estabelecendo cenário adequado para todos os ambientes.

O Projeto executivo Luminotécnico deverá apresentar layout geral com especificações detalhadas, representação em escalas adequadas, plantas e cotas; Especificação de modelo, tipo, cor, tamanho e quantidades de lâmpadas, incluindo intervenções necessárias e/ou redistribuição dos pontos elétricos.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp