“A arquitetura é o jogo sábio, correto e magnífico dos volumes reunidos sob a luz.” Le corbusier
Luz natural
A luz natural sempre desempenhou um papel importantíssimo na história da Arquitetura. É, sem dúvida, o elemento com maior influência na atmosfera do espaço.
A dimensão e a proporção definem-se com a luz.
Uma iluminação, seja natural ou artificial, transforma um ambiente. Visto que dá contraste aos objetos e destaca as texturas, proporciona volumes, enfatiza as cores e dramatiza os cenários.
Enquanto a arquitetura dispõe de elementos do espaço para captar, refletir, diluir, bem como, emitir a luz.
Quando o arquiteto descobre a luz, torna-se verdadeiramente um ARQUITETO.
Então inicia-se um jogo de claros e escuros, aberturas e fechamentos, opacidades e transparências, pois o resultado da arquitetura depende dela, uma vez que esta interage em múltiplas relações e elementos que definem aspectos específicos do objeto construído.
“A Luz, juntamente com a sua antítese direta – a sombra – é a chave mestra da impressão estética, mas também da sua utilidade, porque sem ela não podia ter uso! Sem ela o arquiteto não imaginava…” Victor Neves
A luz é completada pela sombra, pois são dois opostos que se interligam e que não existiriam um sem o outro.
Um bom projeto de arquitetura se molda à quantidade de luzes, às condições locais e climáticas.
Os edifícios refletem ideias, valores e prioridades de uma sociedade, proporcionando um desafio ou um contraste que permite um conhecimento profundo tanto da natureza, como da cultura.
Projeto Luminotécnico
Primeiramente, um Projeto de iluminação do ambiente e deve combinar economia e ecoeficiência com o aspecto decorativo da iluminação. Por conseguinte, deverá criar um clima propício à cada atividade, dar amplitude aos espaços, destacar elementos de decoração, tornar ambientes mais agradáveis e economizar energia.
O Projeto deverá possuir iluminação direta e difusa estabelecendo cenário adequado para todos os ambientes.
O Projeto executivo Luminotécnico deverá apresentar layout geral com especificações detalhadas, representação em escalas adequadas, plantas e cotas; Especificação de modelo, tipo, cor, tamanho e quantidades de lâmpadas, incluindo intervenções necessárias e/ou redistribuição dos pontos elétricos.