Qualquer um dos profissionais podem assinar os projetos e se responsabilizar pela execução da obra, pois suas atribuições são muito parecidas, e é isso que acaba confundindo as pessoas na hora da contratação.
A diferença está na prioridade que cada um deles vai trabalhar. O arquiteto vai dar prioridade à organização espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética dos ambientes e da fachada, vai pensar sobre o uso do imóvel, a disposição interna dos móveis, ventilação e iluminação. Já o engenheiro vai priorizar todas as etapas da execução da obra, desde a análise do terreno até a definição dos tipos de fundação, vai garantir a qualidade, estabilidade e segurança da obra através de cálculos de efeitos de mudanças de temperatura,vento e resistência dos materiais, vai especificar as redes de instalação elétrica e hidráulica do edifício, além da supervisão de prazos de execução e estimativa de custos da obra.
Podemos perceber que o arquiteto tem uma atuação mais humana, enfatizando a estética e a funcionalidade dos espaços enquanto o foco do engenheiro está na parte técnica, considerando cálculos estruturais e o comportamento dos materiais.
Publicado pela Arquiteta Urbanista Giordana Balao.
