Tecnologia BIM

A sigla BIM significa Building Information Modeling – Modelagem de Informação da Construção. A tecnologia BIM começou a ser utilizada no Brasil em meados dos anos 2000.

bimBIM não é um software. O BIM significa uma metodologia eficiente de projetar que reúne todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada em um mesmo arquivo eletrônico.

Dessa forma, toda a equipe de profissionais envolvidos no projeto podem trabalhar no mesmo projeto e ao mesmo tempo!

A metodologia traz inúmeros benefícios para a indústria da construção, pois com apenas um clique o profissional tem acesso a informações detalhadas sobre todo o projeto da obra.

Quem pode usar a tecnologia BIM

Esse método de projetar abrange não só os profissionais projetistas de um empreendimento, como também os envolvidos no processo de planejamento, execução e gerenciamento, além dos investidores do empreendimento.

Os projetos acabam tornando-se transparentes, abertos e totalmente compatibilizados entre si.

O sistema possibilita extrair informações como tabelas de quantitativos de materiais, a marca do material a ser utilizado, suas propriedades térmicas e acústicas  e custos. Sendo assim, torna o projeto mais preciso desde a construção até as fases de manutenção, consequentemente, reduzindo erros na obra e desperdícios de materiais.

Outra vantagem da sua utilização é a atualização automática dos desenho e detalhes e custos mais controlados e precisos.

Diversos países que são destaque no cenário macroeconômico internacional adotaram o conceito BIM, implantando e exigindo seu uso nos projetos de obras públicas.

O uso no Brasil

Em solo brasileiro, a adoção do método segue a tendência mundial.

O governo federal incentiva a utilização a fim de obter maior transparência nas obras públicas. Isso deve acontecer desde a fase de licitação até a conclusão da execução e principalmente, fiscalização.

As empresas privadas consideram o BIM uma excelente oportunidade de diferenciação no mercado. Pois reduz custos com desperdícios e possíveis erros de execução e atrasos do cronograma. Consequentemente entregando uma obra com uma qualidade mais alta.

Os principais softwares que suportam a tecnologia BIM são: Revit (Autodesk), Archicad (Graphisoft), Active3D (Archimen), Allplan (Nemetschek), VectorWorks, entre outros.

Compartilhe
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on whatsapp
WhatsApp